ENGAJAMENTO NO FACEBOOK. VEJA COMO AUMENTAR O ALCANCE DAS PUBLICAÇÕES NO FACEBOOK.

AUMENTE O SEU ENGAJAMENTO NO FACEBOOK E ALCANCE MAIS PESSOAS COM SUAS PUBLICAÇÕES.​

COMO ANDA O SEU NÍVEL DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK? NINGUÉM CURTE OU COMENTA SUAS POSTAGENS? É COMO SE NINGUÉM ESTIVESSE RECEBENDO O SEU CONTEÚDO?​

ISSO TEM UM MOTIVO E NESTE ARTIGO VEREMOS COMO MELHORAR O SEU ENGAJAMENTO NO FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS.​

Não sei se você sabe ou ainda não notou, mas as redes sociais estão reduzindo cada vez mais a entrega das postagens, principalmente no Feed de notícias.

Existem vários motivos para essa redução, mas sabemos bem que o fator financeiro é um dos principais motivos.

Mas e aí? Como contornar essa queda na distribuição de conteúdo? 

Bem, como é fato, muitas pessoas fazem anúncios no Facebook para atingir um número bem maior de pessoas.

Porém, existem algumas coisas que você deve parar de fazer imediatamente ou nem pensar em fazer se for o caso. 

E também outras que você deve começar a fazer imediatamente que irão melhorar muito seu engajamento.

Um outro fator que influência muito nessa baixa distribuição orgânica do Facebook é a quantidade de postagens que são feitas.

Só de fã pages, a plataforma já conta com mais de 50 milhões. E isso somado aos perfis gera uma média de mais de 5 milhões de links e postagens compartilhadas no Facebook a cada hora.

Isso em 1 dia passa de 82 milhões de conteúdos postados somente nos Feeds de notícia.

Agora imagine essa quantidade de informação passando pelo seu Feed. Você simplesmente não iria conseguir acompanhar nada.

Diante desses números o algorítimo do Facebook acaba reduzindo e entregando ao usuário, somente conteúdos que são realmente relevantes ao seu interesse e que tenham qualidade.

E tudo isso também somado ao fator financeiro.

Pois bem, comecemos então falando o que você não deve fazer no Facebook.

  • Automatizar as postagens.

Muitas pessoas utilizam sistemas para automatizar as publicações para ganhar tempo e conseguir postar em todas as redes sociais ao mesmo tempo.

Aproveitando isso, elas também fazem dezenas de postagens por dia. Só que ao contrário do que a grande maioria pensa, quando você automatiza todo o processo e faz muitas postagens em um espaço de tempo muito curto, ainda mais em várias redes sociais ao mesmo tempo o Facebook entende isso como uma prática de SPAM.

E isso acaba gerando um efeito contrário ao que a pessoa espera. Ou seja, automatizar as postagens não é uma boa idéia.

Se mesmo assim você achar
que vale a pena usar sistemas de automação para publicar nas redes
sociais, use com moderação para não ser taxado como SPAM.

  • Tentar vender o tempo todo

É fato que muitas pessoas utilizam o Facebook como uma ferramenta de trabalho para promover produtos e serviços. Eu faço isso. Você talvez, também faça isso.

Até aqui nada de anormal. O problema é quando você fica como aquelas pessoas que só ficam tentando vender o tempo todo.

E aí você acaba voltando ao primeiro ponto. Enche seu Feed com dezenas de publicações só sobre vendas.

Além de as pessoas acabarem ignorando suas publicações o Facebook vai taxar como SPAM e não vai mostrar pra ninguém.

Venda seus produtos no Facebook, ofereça seu serviços sim, porém não seja só um vendedor.

Tenha um perfil e uma página com uma quantidade de postagens equilibradas por dia.

3 postagens por dia nas suas mídias sociais já estão de bom tamanho e o ideal é que você trabalhe na proporção de 80% a 20%.

Entregue 80% das suas postagens com algum conteúdo de valor as pessoas, com conteúdo mais humano e somente 20% das suas publicações você tente vender algum produto.

Você vai ver que essa simples mudança vai melhorar muito seus resultados.

 

  • Conteúdo de valor

Anota isso aí e cola na geladeira, pois esse é o caminho.

Publique nas suas postagens como eu até já disse anteriormente, conteúdos que agreguem valor as pessoas que acompanham sua fã page ou seu perfil.

Se você se esforçar em criar uma publicação com um conteúdo bem bacana e que atraia muito a atenção da pessoas, elas mesmas irão fazer a maior parte do trabalho e irão compartilhar suas publicações.

Isso vai aumentar demais seu engajamento, fazendo que automaticamente o Facebook aumente a entrega da sua postagem para muito mais pessoas

E não é só isso. Se você criar uma postagem que viralize promovendo, algum produto ou serviço e em seguida pagar o Facebook para anunciar essa mesma publicação, você pagará frações de centavos por cada clique.

Pra ter uma ideia melhor, imagine que você está promovendo um produto que te paga R$100,00 de comissão e que você só paga um centésimo de centavo por clique no seu anúncio.

Entende? A cada 100 pessoas que clicam no seu anúncio, você só paga 1 centavo e a cada venda que você faz ganha 100 reais.

Se esse não é o negócio da China eu não sei mais o que é.

Essa é a importância de você focar e publicar conteúdos com qualidade e não em quantidade.

  • Criar um grupo no Facebook

Outra coisa que você deve fazer que vai melhorar muito a entrega da suas publicações é a criação de um grupo.

Essa é uma parte bem simples.

Entenda bem essa parte! Páginas tem uma entrega de conteúdo melhor que a dos perfis e os grupos tem uma entrega melhor que os perfis e páginas.

Basicamente você cria um grupo no Facebook relacionado a página que você criou e convida as pessoas que teriam interesse no produto ou serviço que você está promovendo.

Dessa forma suas publicações alcançariam todas as pessoas do seu grupo, já que todas seriam notificadas quando você fizesse uma postagem.

Você também pode aceitar pessoas de fora pra aumentar ainda mais seu alcance, porém o ideal é que você modere o grupo para que ninguém faça SPAM.

Depois de criar a sua página e o seu grupo é só manter uma quantidade de 3 a no máximo 4 postagens por dia.

Tudo o que você postar na página é só compartilhar também grupo.

Compartilhe também em outros grupos que tenham relação com o tipo de conteúdo que você está postando. Isso vai ajudar bastante no seu engajamento.

  • Segmentar suas postagens

Uma opção que já está disponível no Facebook desde 2012, mas que pouquíssimas pessoas utilizam é a opção de segmentar as publicações por interesse, região e idade.

Não sei até quando vão deixar essa opção disponível, mas espero que nunca  a removam do Facebook.

Essa opção talvez seja uma das melhores pra você começar a utilizar desde agora, caso você nunca tenha usado.

Ela é bem simples de ser aplicada. Você só precisa configurar o público específico que você deseja atingir com cada publicação que você fizer.

Imagine que você está promovendo um produto específico para homens. Você vai querer que principalmente os homens vejam sua publicação, certo?

Diante dessa necessidade específica, ao invés de você só pegar um conteúdo e postar a deriva, você vai segmentar somente para os homens receberem sua publicação.

Você pode especificar a idade e região, por exemplo.

Isso vai ajudar o Facebook a entregar seu conteúdo para um número muito maior de pessoas. 

Dessa forma você reduz o custo em anúncios ou quem sabe até se livre da necessidade de anunciar seus produtos ou serviços.

DICA EXTRA

Recentemente surgiram vários sites de interações sociais gratuitos que você pode usar para aumentar o engajamento no Facebook, Instagram e outras redes sociais.

Com alguns desses sites é possível faturar uma boa grana no Instagram e Facebook por exemplo.

Clique aqui para ver o artigo com alguns sites que você pode usar para aumentar seu engajamento no Faceook e Instagram.

Pra quem é um iniciante no marketing digital esse material tem sido uma mão na roda.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES EM SUAS REDES SOCIAIS.

Se você gostou desse conteúdo, deixe nos comentários sua participação.

Desejo todo sucesso à você e espero que também consiga atingir seus objetivos como eu tenho conseguido atingir os meus.

Vou encerrando por aqui, nos vemos na próxima.

PRINCIPAIS TÓPICOS

  • ENGAJAMENTO NO FACEBOOK
  • COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO NO FACEBOOK
  • COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS
  • O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

Tags: | | | |